Um futuro e uma esperança

Um futuro e uma esperança

Temos apenas uma esperança em nossa vocação celestial, e esta é em Cristo. Mas aí temos um futuro e esperança na maior e eterna glória.

5 minutos ·

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." 
Jeremias 29: 11-13.

Deus sempre encontrou aqueles que são sinceros, com seus pensamentos. Este tem sido o caso tanto na velha aliança como na nova. Ele deu a eles um futuro e uma esperança. Temos todos os motivos para nos regozijar na esperança e ansiar por um futuro brilhante e glorioso, porque os pensamentos de Deus para conosco são pensamentos apenas de paz e não de mal.

A garantia de Deus para um futuro e esperança

Se alguém perguntasse às pessoas hoje a respeito de sua esperança para o futuro, as respostas, como regra, seriam que não parece muito brilhante. A maioria das pessoas vê uma escuridão sem esperança. Suas experiências ensinaram-lhes que suas muitas esperanças diferentes foram frustradas com o passar do tempo. Inquietação, desânimo, medo, desespero e suspeitas malignas entraram e encheram suas mentes com trevas e todos os tipos de pensamentos inquietos, em vez da alegria da esperança que os sustenta na batalha.

“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. ” Salmos 62: 5-6. Somente em Deus nossa alma inquieta pode ficar quieta. Não seremos envergonhados na esperança que vem dele. Somos inabaláveis em nossa esperança e alegria, se somente ele for nossa rocha, nossa salvação e nossa defesa. Nesta defesa temos paz e estamos bem protegidos. Deus garante que o homem de paz tem futuro (Salmo 37:37), pois nenhuma palavra faltou de todas as boas coisas que o Senhor falou; tudo aconteceu. (Josué 21:45.)

Se alguém não inveja os pecadores, mas é zeloso pelo temor do Senhor, então Deus diz: “Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.”. Provérbios 23: 17-18 KJV.

"Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo." Romanos 15:13.

O Deus de esperança é nosso verdadeiro Pai e Consolador. É Seu desejo nos dar não apenas um pouco, mas em abundância. Ele nos encherá de toda alegria e paz. Pela fé e no poder do Espírito Santo podemos nos abrir para essa plenitude abundante. Não seremos envergonhados em nossa esperança. Quando Paulo escreveu sobre participar de uma glória que não desaparecerá, ele disse: “Portanto, visto que temos tal esperança, usamos de grande ousadia no falar ...” 2 Coríntios 3:12. Nem seremos envergonhados com esta grande ousadia.

O que era impossível agora se tornou possível

"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus." Hebreus 7: 18-19.

Em Provérbios 24:14 está escrito: "Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança."

A fraqueza e a falta de utilidade da lei foram anuladas porque não poderia levar ninguém à perfeição. Agora podemos nos aproximar de Deus com uma esperança melhor no poder de uma vida incorruptível. O que antes era impossível para a lei agora se tornou possível nesta esperança. (Romanos 8: 3-4.)

Agora temos a esperança de participar das mais preciosas promessas e, assim, tornar-nos participantes da natureza divina. (2 Pedro 1: 3-4). Nem seremos envergonhados em nossa esperança de ser herdeiros de Deus e co herdeiros de Cristo, se sofrermos com ele para que também sejamos glorificados juntamente com ele. (Romanos 8:17.)

Se continuarmos na fé, firmados e inabaláveis, e não nos afastarmos da esperança do evangelho que ouvimos, então Cristo nos apresentará santos, irrepreensíveis e inculpáveis diante de sua face. (Colossenses 1: 22-23.)

Essa transformação só pode ocorrer pela obediência ao evangelho. Precisamos orar para receber olhos iluminados do coração para que possamos conhecer a esperança de nosso chamado e as riquezas da glória de sua herança nos santos. (Efésios 1:18)

Um futuro celestial e esperança em Cristo

A nova aliança não nos promete riquezas terrenas, grandeza, honra e poder, mas nos é prometida uma paz interior e inabalável e alegria em todas as situações da vida. Se lançamos a âncora de nossa esperança no próprio céu, temos o céu em nossos corações agora e então por toda a eternidade.

Paulo exorta Timóteo a ordenar aos ricos do mundo presente que não sejam orgulhosos, nem confiem nas riquezas incertas, mas no Deus vivo que nos dá ricamente todas as coisas para desfrutar e fazer o bem, para ser rico em boas obras. , dispostos a dar, dispostos a compartilhar, acumulando para si um bom alicerce para o tempo que virá, a fim de que alcancem a vida eterna. (1 Timóteo 6: 17-19.)

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10.

Todas as riquezas e honras terrenas apenas nos dão a esperança de um futuro incerto de inquietação e ansiedade. Temos apenas uma esperança em nossa chamada celestial, e essa esperança está em Cristo. Lá temos esperança e futuro na maior e eterna glória.


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez no periódico Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) em janeiro de 1985.

© Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.